Plano de Ensino

DISCIPLINA: Lógica I
PRÉ-REQUISITOS: Não há.
PROFESSOR: Tiago Falkenbach
C.H. SEMANAL: 04
CÓDIGO: HF362
SEMESTRE: 1 / 2013

C.H. TOTAL: 60


EMENTA (parte permanente)


Introdução à lógica formal: abordagem histórica. Introdução ao cálculo setencial e à linguagem do cálculo de predicados de primeira ordem.




PROGRAMA (parte variável)


O curso é uma introdução à Lógica Formal, ao estudo dos conceitos lógicos fundamentais a partir de um exame de aspectos formais da linguagem. O curso consiste, mais precisamente, em uma introdução ao Cálculo de Predicados de Primeira Ordem com Identidade e Símbolos Operacionais, sistema lógico que constitui a parte central do que contemporaneamente é chamado ‘lógica clássica’. Serão estudadas a gramática e a semântica desse sistema lógico, assim como a sintaxe e a semântica do Cálculo Proposicional, importante subsistema do Cálculo de Predicados.


A disciplina tem como finalidade desenvolver habilidades essenciais para o estudo da filosofia e de outras atividades argumentativas, bem como promover a familiaridade com uma linguagem e instrumental analítico amplamente empregados em textos filosóficos contemporâneos. 



PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS


Aulas expositivas em que o professor explicará a matéria que consta na apostila e fornecerá exemplos de resolução de alguns exercícios. As explicações sobre a resolução dos demais exercícios serão feitas em aulas de monitoria, ministradas por monitores selecionados em conformidade com as regras do programa de monitoria da UFPR.



FORMAS DE AVALIAÇÃO


Serão avaliados:


4.1) o desempenho dos alunos em três provas (com o mesmo peso, valendo, no total, 95 pontos) e


4.2) o desempenho dos alunos em exercícios a serem entregues ao longo do semestre (valendo 5 pontos)


             Alunos que tiverem nota abaixo de 70 na soma das notas referentes aos itens 4.1 e 4.2 deverão prestar exame. Para a aprovação na disciplina, a média aritmética entre a nota do exame e a nota anteriormente obtida deverá ser no mínimo 50 pontos. 



BIBLIOGRAFIA MÍNIMA


5.1) LOPARIC, Andréa M. A. Lições de Lógica (volume I) (mimeo)



BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR


5.2.) MORTARI, C. A. Introdução à Lógica. Unesp. São Paulo: 2001.


5.3.) WESTON, A. A Arte de Argumentar. Lisboa: Gradiva, 1996. Traduzido por Desidério Murcho.